Museu da Horta
Visita Virtual
Casa Manuel de Arriaga

Abril 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Tertúlias do Arriaga - Arqueologia Industrial

O Museu da Horta promoverá a 17 de maio, pelas 18h00, na Casa Manuel de Arriaga, a primeira edição deste ano das Tertúlias do Arriaga, tendo como convidado João Luís Sequeira, que abordará a Arqueologia Industrial.

Esta iniciativa insere-se no ciclo de Tertúlias do Arriaga, iniciado em 2021, que tem periodicidade quinzenal e decorrerá até 25 de novembro.

João Luís Sequeira, investigador integrado no Instituto de História Contemporânea da Universidade do Minho, atualmente em conclusão do doutoramento, acerca de “Humanizar a arqueologia industrial – Desigualdade, identidade e conflito na fábrica e as inter-relações no património arqueológico industrial do século XX”, licenciou-se em arqueologia na NOVA FCSH (Lisboa) e realizou o mestrado na mesma instituição, sobre a notável figura do Visconde da Junqueira e a importância que teve na constituição da CUF, em meados do século XIX. Dedica-se sobretudo ao estudo dos testemunhos arqueológicos associados à industrialização, nos séculos XIX e XX e à humanização dos espaços industriais obsoletos.

Tem participado em intervenções arqueológicas no âmbito empresarial, e em projetos tais como o IH4Future na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços. No que respeita aos Açores, tem vindo a colaborar assiduamente com a Direção Regional da Cultura na avaliação e propostas de reabilitação de ruínas, espaços e testemunhos de cultura material de tipo industrial no arquipélago. Não vive sem música e é um gamer controlado nas horas vagas.

A entrada é livre.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

Categoria
Local
Casa Manuel de Arriaga
Data Inicial
2022-05-17
Hora Inicial
18:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks