Museu da Horta
Visita Virtual
Casa Manuel de Arriaga

Março 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Conversas de Museus - O Museu Carlos Machado e os desafios dos museus nos Açores

O Museu da Horta promoverá a 11 de novembro, pelas 18h00, na Casa Manuel de Arriaga, mais uma edição de Conversas de Museus, tendo como convidado João Paulo Constância.

O Museu Regional Carlos Machado localizado em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, é o mais antigo museu do arquipélago, fruto do desenvolvimento do antigo Museu Açoriano, fundado em 1876 pelo professor e naturalista Carlos Maria Gomes Machado. Presentemente é um dos museus de âmbito regional sob administração do Governo dos Açores, contando com um valioso espólio que inclui coleções etnográficas, de História Natural (botânica e zoologia), de escultura e pintura. Entre estas últimas, avultam as obras do escultor Canto da Maia e dos pintores Duarte Maia, Marciano Henriques da Silva, Raimundo Machado da Luz e Domingos Rebelo. Com três polos abertos ao público, o do Recolhimento de Santa Bárbara, com arte contemporânea, a Igreja do Colégio dos Jesuítas, com arte sacra e a sede no convento de Santo André, todos localizados no núcleo histórico da cidade, é, também, a maior estrutura museal do arquipélago. Os desafios de hoje e os que se adivinham, obrigam à contínua reestruturação da organização, para que se possa manter como instituição cultural de vanguarda. Sobre estes temas e desafios, se irá conversar, com o seu atual diretor, João Paulo Constância. É técnico superior do Museu Carlos Machado desde 1991. Detém licenciatura em Biologia, Ramo Científico, pela Universidade do Porto, Pós-graduação em Museologia, pelo ISMAG, Universidade Lusófona. É o conservador das coleções de História Natural e da Imagem, coordenador do projeto de Gestão Documental dos Museus da Direção Regional da Cultura, formador no domínio da Biologia e da Documentação Museológica, docente convidado da Universidade dos Açores da Licenciatura em Património Cultural. Acrescenta ao seu vasto currículo a condição de membro do Conselho Regional de Cultura, consultor da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores e autor de diversas publicações e artigos nas áreas da biologia, museologia, espeleologia e divulgação científica.

A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

Categoria
Local
Casa Manuel de Arriaga
Data Inicial
2022-11-11
Hora Inicial
18:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks