Museu da Horta
Visita Virtual
Casa Manuel de Arriaga

Março 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Cápsulas do Tempo

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através do Museu da Horta (MH), promove a partir do dia 11 de maio, na Casa Manuel de Arriaga, a abertura da exposição temporária “Cápsulas do Tempo, o Património Cultural Subaquático dos Açores”.

O projeto expositivo, que estará patente até 8 de agosto, surge no âmbito do Projeto Margullar 2, com cofinanciamento Interreg-MAC, e pretende dar a conhecer as histórias dos naufrágios documentalmente registados nos mares açorianos e a importância geoestratégica do arquipélago na expansão europeia do século XV.

Dispersos pelas águas dos mares dos Açores repousam cerca de um milhar de naufrágios que, ao constituírem-se como narrativas individualizadas de desastres marítimos, representam cápsulas do tempo de épocas que, como que numa máquina mágica, permitem o acesso a eras pretéritas que consubstanciam o relevante património subaquático insular.

A exposição, composta por uma dezena de painéis (em formato roll-up), contará com diversas peças nunca antes exibidas, relacionadas com os naufrágios descobertos, nos últimos anos, na Baía da Horta.

A exposição “Cápsulas do Tempo” mostra como, durante a expansão europeia, a navegação à vela, na sua passagem pelos mares dos Açores – sensivelmente localizados a meio caminho entre continentes, favorecidos pela corrente do Golfo, via de acesso privilegiada e única à Europa –, aqui encontrou ilhas-porto-de-abrigo, mas também ilhas-cemitério dos que cruzaram oceanos. Apesar de pertencer a Portugal, o arquipélago correspondeu, em quase toda a sua história, a um território de trânsito e comércio livre, por onde todas as bandeiras puderam navegar, sem o qual, como ponto de apoio às grandes navegações, a expansão europeia teria sido, necessariamente, muito diferente.

Destinada ao público em geral, ao ensino pré-escolar e ao 1.º ciclo, a exposição temporária será adaptada às necessidades e competências de cada grupo que a pretenda visitar. Os interessados poderão contatar o Museu da Horta, através do email: [email protected] e dos telefones: 292392784 e 292293361.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

Local
Casa Manuel de Arriaga
Data Inicial
2021-05-11
Data Final
2021-08-08
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks