Museu da Horta
Visita Virtual
Casa Manuel de Arriaga

Abril 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

A centralidade do porto da Horta - Conversa com Professor Doutor Hélder Silva

No âmbito da exposição “Os 100 Anos da Aviação Naval”, preparada pela Marinha - Comando da Zona Marítima dos Açores e que, na Horta, conta com a colaboração do Museu da Horta e da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça,  promoveremos a realização de uma conversa com o Professor Doutor Hélder Silva.

O oceano mundial, ou seja, a superfície oceânica global, cobre 70,8% do planeta. Mesmo que parcialmente descontinuado, por nele pontilharem continentes, tal pormenor conduziu à identificação de distintos oceanos e que, pelo menos desde Varenius se consensualizaram cinco, o Pacífico, o Atlântico, o Índico, o Glacial Ártico e o Glacial Antártico, o que veio a ser confirmado ao mundo, quase dois séculos depois, pela Sociedade de Geografia de Londres, em 1845.

O oceano Atlântico, que nos interessa particularmente, ocupa sensivelmente 25,4% do oceano mundial, tendo uma profundidade média de 3602 metros, ladeado, a oriente, pelas massas continentais africana e euro-asiática e, a ocidente, pelas massas continentais americanas. Neste, numa das zonas de mar interinsular, está um arquipélago, a que se denominou Açores.

A investigação científica do mar Atlântico dos Açores tem uma história já respeitável, pontuada com pormenores ilustres e audaciosos, repleta de tradições internacionalistas, que urge rememorar, mas que hoje está longe de se encontrar concluída. Evocar-se-á, portanto, o passado como exemplo, o presente como panorama e o futuro desse audacioso desígnio denominado Economia Azul, para se ter perspetiva do que se aspira, do que se tem e do que nos falta.

Hélder Silva, especialista particularmente conhecedor dos meandros arquipelágicos, docente da Universidade dos Açores, por longos anos diretor do Departamento de Oceanografia e Pescas, igualmente foi dirigente político nas suas áreas técnicas, em diversos governos regionais. Por isso traçar-nos-á um panorama sobre as vicissitudes (aventuras e desventuras) associadas à investigação científica I&D, ao mar que já lá estava e à governança que está, mas por vezes não mora.  

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

Local
Sala Polivalente da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
Data Inicial
2022-02-18
Data Final
2022-02-22
Hora Inicial
18:00
Hora Final
14:39
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks