Museu da Horta
Visita Virtual
Casa Manuel de Arriaga

Abril 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Exposição Carpintaria ou a arte de trabalhar a madeira lisa

Tendo por base a doação de instrumentos de carpintaria, feita por Fernanda Trancoso, ao Museu da Horta, em 2021, foi organizada a presente exposição que estará patente ao público na Casa Manuel de Arriaga.

Este espólio pertenceu a António Francisco Andrade, natural da freguesia da Praia do Norte, ilha do Faial, nascido em 1902 e falecido em 1992. Emigrou, aos doze anos, para Georgetown, Rhode Island, Estados Unidos da América, onde trabalhou como carpinteiro.

No início dos anos 30 regressou ao Faial, tendo fixado residência, em 1946, na Rua da Igreja n.º 67 na freguesia da Feteira. Aí instalou uma mercearia, no entanto o fascínio pelo toque da madeira nunca o abandonou e, nos poucos tempos livres, dedicou-se ao ofício, com assinalável sucesso e profusa obra, que se disseminou ao ponto de já não ser possível rastreá-la.

Ângelo Leonardo Andrade, seu filho, incumbiu-se da missão de catalogar os instrumentos empregues pelo progenitor, mas não conseguiu o seu objetivo em vida. Era intenção do engenheiro Ângelo Leonardo Andrade, que as mesmas se constituíssem como um núcleo patrimonial que preservasse a memória do seu pai, mas, simultaneamente, que homenageasse um ofício tão pouco lembrado, para memória futura, nomeadamente numa época que parece refletir a aceleração dos tempos, em que os ofícios aparentemente não terão lugar.

As peças são, na sua maioria, ferramentas de carpintaria, algumas de fabrico americano, identificáveis pela marca, pelo que quase centenárias, mas atendendo a que a evolução tecnológica da arte da carpintaria é de longa duração, não diferem substancialmente das bancas de carpinteiro dos primeiros oficiais na ilha.

 

E há poetas que são artistas

E trabalham nos seus versos

Como um carpinteiro nas tábuas!...

And there are poets who are artists

And work on their verses

As a carpenter works his boards!...

“O Guardador de Rebanhos”. In Poemas de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa), 1946.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

Local
Casa Manuel de Arriaga
Data Inicial
2022-02-26
Data Final
2022-05-01
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks