Museu da Horta
Visita Virtual
Casa Manuel de Arriaga

Março 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Conversas de Museus com Vítor Hugo Fernandes do Castelo

O Museu da Horta promove mais uma edição de Conversas de Museus.

É já na sexta-feira, dia 12 de maio, pelas 18.00, na Casa Manuel de Arriaga com Vítor Hugo Fernandes do Castelo.

Esta Conversa, tal como as anteriores, é aberta à participação de todos e abordará as Relações e conexões dos museus com a comunidade e a realidade envolvente.

Serão abordados alguns dos aspetos da atuação dos museus na atualidade, destacando a sua ação junto das comunidades em que se inserem, procurando refletir sobre o papel/função dos museus nas comunidades e a importância da produção e da transmissão do conhecimento através da ação e, ainda, da interligação entre as várias áreas do conhecimento e os recursos educativos.

Vítor Hugo Fernandes do Castelo, nascido a 23 de maio de 1982, é natural de Peso da Régua, vivendo nos Açores desde 2007. É Licenciado em Antropologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), tendo realizado Estudos Especializados em Património, Museologia e Desenvolvimento pela Universidade dos Açores. Realizou ainda especializações em Essential digital skills for museum professionals (MOOC) e em Digital Collections Curator, cursos desenvolvidos e ministrados pelo consórcio do projeto Mu.SA: Museum Sector Alliance financiados pelo programa Erasmus+ da União Europeia e coordenados pela Hellenic Open University (Grécia), tendo como parceiros a Link Campus University (Itália), a Universidade do Porto (Portugal), o International Council of Museums Portugal, o International Council of Museums Grécia, o Culture Action Europe, entre outros.

Exerce funções no Museu de Angra do Heroísmo, pertencendo ao Quadro de Pessoal de Ilha da Ilha Terceira.

No âmbito do desempenho das suas funções profissionais, é coordenador da Biblioteca e Centro de Documentação e curador do órgão histórico (séc. XVIII) da Igreja de Nossa Senhora da Guia anexa ao Museu de Angra do Heroísmo, assumindo igualmente a gestão de coleções, revendo e desenvolvendo processos de inventariação, informatização, organização e conservação de acervos museológicos e bibliográficos.

Foi responsável pelo projeto Acervo Documental de Francisco de Lacerda: tratamento, organização e divulgação de património cultural, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e de que resultaram várias exposições e edições físicas e virtuais.

Assume a função de Delegado da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) no Arquipélago dos Açores, desde 2016.

Categoria
Local
Casa Manuel de Arriaga
Data Inicial
2023-05-12
Data Final
2023-05-12
Hora Inicial
18:00
Hora Final
19:30
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks