Museu da Horta
Visita Virtual
Casa Manuel de Arriaga

Abril 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Dia Internacional dos Museus - Apresentação do livro “Os próximos 10 anos do Património Cultural em Portugal: Tendências”

A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais, através do Museu da Horta (MH) apresenta no próximo dia 18 de maio – Dia Internacional dos Museus o livro “Os próximos 10 anos do Património Cultural em Portugal: Tendências”

“A concepção do património construído enquanto importante activo dos territórios onde se insere, com significativo impacto económico e social em contexto de mercados turísticos já desenvolvidos ou potenciais, faz das instituições patrimoniais agentes económicos com um papel a desempenhar nos territórios envolventes. Esta responsabilidade institucional, que extravasa a tradicional tutela de conservação dos bens e a sua abertura à visita turística e alarga-se à concertação com os restantes agentes públicos e privados, continua ausente das políticas patrimoniais.”

O que nos trarão os próximos 10 anos no que diz respeito às políticas patrimoniais em território português?

A PATRIMONIO.PT teve a sua primeira experiência há praticamente 10 anos, quando o mercado do património começava a surgir com alguma relevância em Portugal. Contudo, a incipiência do mercado on-line comprometeu na ocasião a continuidade do projecto. O extraordinário desenvolvimento dos últimos anos na forma como consumimos conteúdos permite agora a sua consolidação.

Acreditando no valor económico e social do património, enquanto recurso gerador de serviços, de emprego e de riqueza, a PATRIMONIO.PT aborda as questões pelo lado das ideias, dos projectos e dos valores subjacentes, refutando a discussão de pessoas, de lóbis ou de partidos. De forma livre, crítica, sustentada e independente.

Trabalhando um conceito alargado de património, dando voz à diversidade de agentes da área, fomentando o debate e a livre opinião, apresentando os conteúdos de forma interactiva e mostrando também o lado lúdico do património cultural, a PATRIMÓNIO.PT cresceu e é hoje uma plataforma reconhecida no sector.

No âmbito da comemoração dos 10 anos da PATRIMONIO.PT, celebrados em 2022, será publicada uma monografia dedicada ao próximo decénio do sector do Património Cultural em Portugal. A publicação “Os próximos 10 anos do Património Cultural em Portugal: tendências” propõe 10 textos originais inéditos de 10 autores convidados com temas dedicados ao estudo e análise do panorama nacional do sector do Património Cultural.

Apresentação:

Doutora Catarina Valença Gonçalves, directora-geral spira.pt

Doutor Filipe Porteiro, uma personalidade fora do sector patrimonial, mas com capacidade de apresentar uma visão crítica sobre o mesmo.

Doutor Carlos Luis Cruz, diretor da BPARJJG

A apresentação será no Auditório da biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, pelas 18h00 do dia 18 de maio.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt

Categoria
Local
Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
Data Inicial
2023-05-18
Hora Inicial
18:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks