Museu da Horta
Visita Virtual
Casa Manuel de Arriaga

Junho 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

per Flauto Solo - Concerto Flauta Bisel, por João Francisco Távora

per Flauto Solo é o concerto de Flauta de Bisel, por João Francisco Távora que o Museu da Horta recebe com muito gosto no Colégio dos Jesuítas, já no próximo dia 17 de novembro, pelas 21h00.

Deste projeto faz parte um workshop a desenvolver com alunos do ensino artístico que, durante a tarde desse dia, terá lugar na Escola Básica António José d’Ávila.

O projeto tem como foco a promoção e valorização da flauta de bisel e o seu passado de elevada qualidade, oferecendo ao público, através de um ato performativo intimista, uma viagem historicamente informada pelas suas origens e desenvolvimento. A interpretação musical contemplará repertório desde a Idade Média até ao barroco tardio, sendo privilegiado o repertório provindo de fontes históricas europeias, com especial foco para a literatura musical dos Países Baixos, Alemanha, Itália, França e da Península Ibérica, tendo sido todos estes fortes centros de criação musical nestes períodos. Serão realizadas intervenções orais ao longo da sessão com o intuito de introduzir ao público o repertório a ser escutado de uma forma historicamente contextualizada e desse modo contribuir para uma melhor fruição artística.

João Francisco Távora participou no projeto Trovar o Povo - residência artística e concerto que, em 2022, percorreu algumas ilhas dos Açores tendo alcançado bastante sucesso. O público faialense teve oportunidade de assistir ao projeto na Casa Manuel de Arriaga, a 29 de julho desse ano.

É licenciado em música antiga pela ESMAE, do Porto, na classe do Professor Pedro Sousa Silva. atualmente, encontra-se a fazer o mestrado em Música Antiga na Hochschule für Musik und Theater, Felix Mendelssohn Bartholdy“, em Leipzig, na classe do Professor Robert Ehrlich. Colabora com o Ensemble Arte Minima, grupo musical especializado na música renascentista portuguesa, com o qual tem vindo a desenvolver uma intensa atividade de gravação discográfica. É diretor artístico e membro fundador do Musurgia Ensemble, grupo musical destinado à interpretação e divulgação de música portuguesa e europeia dos séculos XVI a XVIII. Gravou o seu primeiro álbum a solo no verão de 2023, com música de G. P. Telemann.

Este concerto realiza-se no âmbito do apoio da Direção Regional dos Assuntos Culturais, da Secretaria Regional de Educação e Assuntos Culturais, ao projeto desenvolvido pelo autor. João Francisco Távora atuará também no Museu das Flores e no Museu Carlos Machado.

Embora a entrada seja livre, por forma a prepararmos o espaço, solicitamos ao público interessado que, se possível, reserve o seu lugar através dos telefones 292202576/292202575. ou através do endereço eletrónico [email protected]

A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt

Categoria
Local
Museu da Horta
Data Inicial
2023-11-17
Hora Inicial
21:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks