Museu da Horta
Visita Virtual
Casa Manuel de Arriaga

Março 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Apresentação do projeto "O Pudim de Feijão do Convento dos Frades da Horta"

O Museu da Horta no âmbito das suas competências na área do resgate e preservação do património cultural imaterial, desenvolveu em parceria com a padaria mais antiga da ilha do Faial, a recuperação da receita do Pudim de Feijão dos Frades do Convento da Horta.  Esta receita baseada numa lenda faialense era confecionada, primeiramente, no meio conventual, tendo mais tarde chegado às residências da ilha, contudo caiu em desuso e deixou de ser confecionado.

Neste sentido e com vista a recuperar este património que, segundo a lenda, nasceu, como muitos dos doces nacionais, num convento, o Museu da Horta após a pesquisa histórica, desafiou a Padaria Popular, com mais de 40 anos de experiência no mercado Faialense e sua associada A Padaria, a recriar a receita. Desafio aceite, é tempo de apresentar este projeto ao público.

A apresentação pública decorrerá no dia 1 de dezembro, pelas 18h00, no Museu da Horta – Colégio dos Jesuítas.

A divulgação deste património, junto do público em geral, contará com a apresentação do Teatro de Sombras com a Lenda do Pudim de Feijão, criado e desenvolvido por João Jonas, nas três Padarias – Porto Pim, Avenida e Largo do Bispo, em datas a anunciar.

Esta iniciativa promovida pelo Museu da Horta, da Direção Regional dos Assuntos Culturais, da Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, em parceria com a Padaria Popular e A Padaria, insere-se na programação Faial, Ilha Natal e conta com o apoio do Conservatório Regional da Horta e dos Serviços de ilha da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

Categoria
Local
Museu da Horta
Data Inicial
2023-12-01
Hora Inicial
18:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks